Se você tem interesse em desenvolver parte do seu doutorado fora do País, saiba que o P2CEM recebe, anualmente, 01 (uma) cota de bolsa de doutorado sanduíche PDSE/CAPES. Normalmente, o Edital para a seleção de alunos interessados é publicado pelo Programa no início de cada ano. Portanto, se a sua intenção é se candidatar à bolsa do próximo ano, precisa imediatamente fazer contato com o grupo estrangeiro pretendido, o qual irá te acolher.
Converse com o seu orientador e leia as informações gerais disponibilizadas pela CAPES no link abaixo para entender os critérios e exigências demandadas para a concessão da bolsa. Não deixe para última hora! Você vai precisar de vários documentos do seu supervisor no exterior e, dependendo do País, precisará demonstrar proficiência na língua exigida.
Obtenha mais informações
aqui.
O CNPq também possui programa de concessão de bolsas para doutorado sanduíche no exterior: SWE/CNPq. Nesse caso, a submissão acontece diretamente pelo candidato no site do CNPq e de acordo com os calendários anuais divulgados pela agência. Essa é outra oportunidade muito interessante!
Se você está no doutorado, não perca essa chance!
A coordenação do Programa está disponível para maiores esclarescimentos.